Snapchat é acusado de copiar obras de artistas para criação de filtros

136025.253761-SnapchatAdicionadas ao Snapchat recentemente, as “Lentes” acabaram se tornando uma das funcionalidades mais queridas pelos usuários, pois permite que eles brinquem com diferentes efeitos e características, tudo a partir da tela do smartphone. O recurso também chamou a atenção de artistas e designers, mas não da mesma maneira; alguns acusam a empresa de copiar seus trabalhos para uso no aplicativo, sem autorização e, claro, sem pagamento.

São diversas as ocasiões em que artistas vieram a público afirmar que o Snapchat havia plagiado seus trabalhos. No início de maio, em um dos casos mais notórios, o fotógrafo russo Alexander Khokhlov afirmou que o Snapchat copiou um de seus trabalhos, publicado na capa da revista Scientific American Mind, ao criar um filtro que dava formas geométricas e coloridas ao rosto dos usuários. Na época, a opção foi removida e a companhia pediu desculpas públicas ao criador.

Isso, entretanto, não impediu que a rede social continuasse sendo acusada de plágio. Os maquiadores Mykie e Argenis Pinal, especializados em trabalhos ultrarrealistas, também publicaram, no Instagram, reclamações públicas sobre supostas cópias de seus trabalhos em novos filtros do Snapchat. Eles seriam os autores de obras como a que traz uma maquiagem multicolorida escorrendo com lágrimas pelo rosto e a que transforma parte do rosto do usuário em uma versão estilizada do Coringa, personagem da DC Comics.

Fonte: canaltech.com.br

Esta entrada foi publicada em Plágio de Conteúdo. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *